Histórias para contar e a arte de contar histórias

 

As histórias e a arte de contar histórias sempre estiveram presentes na vida das pessoas. A palavra transformada em imagens, a partir da bagagem cultural de cada pessoa, que ali, por alguns instantes permite ouvir um conto e possibilita ao contador de histórias exercer o seu dom de contar histórias!

Uma flor no cabelo, uma cantiga de roda, um instrumento musical, o tom da voz, a poesia despertada em cada olhar, em cada público. Feito antigamente, as pessoas em círculo permitem criar, transportar, transcender! Tornam o gosto pela leitura – um hábito! E contar ou ouvir histórias passa a ser umas das experiências mais prazerosas da vida!

011 Histórias para contar e a arte de contar históriasA arte de contar histórias é a possibilidade de tudo acontecer, de poder ser, estar em outro tempo, espaço e lugar – encantam! A diversidade cultural incorporada nas contações de diversos contadores de histórias, cada um com um jeito peculiar, mas todos despertando a vontade de ouvir e até mesmo quem sabe de contar uma história. A arte é milenar, talvez tenha sido os indianos os responsáveis, os ciganos que espalharam em cada canto que moraram – e por aqui, as amas de leite, os contos africanos, a literatura de cordel, os contos folclóricos e as mulheres contadoras de histórias.

E para quem deseja vivenciar  essa experiências de ouvir histórias ou mesmo tem interesse em desenvolver habilidades e técnicas de um contador de história, indicamos a professora e escritora Elaine Gomes que ministra palestras sobre Contação de Histórias e também ministra aulas sobre a Arte de contar histórias abordando os seguintes tópicos:

• Habilidades específicas e requisitos básicos para um bom contador de histórias
• Dinâmica de grupo
• Identificando as necessidades próprias de cada faixa etária
• Tipos de histórias: planejamento anual e programa diário
• Criação de novas atividades: exercícios interativos de comunicação e expressão
• Integrando beleza, sabedoria e valores das histórias visando mudanças de atitude

Contato com Elaine Gomes: [email protected]

Pesquisas Relacionadas - >> , , , , ,